quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UM TALENTO INTERNACIONAL CHAMADO MARIANA AVA


Com a bela voz que dá vida ao seu trabalho, Mariana alcança o gosto de pessoas de diversos segmentos, que reconhecem a sua qualidade musical. 


Por Ana Paula Costa

Quem é esta cantora que traz para a música evangélica mundial uma sonoridade diversificada passando pelo estilo congregacional, pop/rock, jazz até chegar à MPB? O seu nome é Mariana Ava, um toque de suavidade e beleza musical que fazem diferença no seu ministério. As influências brasileiras e norte-americanas contribuíram na formação do que ela é hoje: uma soma de unção, talento e versatilidade. O som que Mariana faz alcança o gosto de pessoas de diversos segmentos, que reconhecem a sua qualidade musical e a unção divina que imprimem excelência em sua carreira.

Atualmente, ela reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Está lá desde 2007. Em 2010, casou-se com o americano Richard Zuclich. Mariana também é compositora, intérprete e pastora no ministério independente e missionário “Som de Avivamento” (NY) e faz faculdade de cinema e música na New York Film Academy.

Em entrevista exclusiva à Revista Olhar Cristão, ela fala da carreira, das influências musicais e do mais recente lançamento, o álbum “Mariana Ava” que a projetou ainda mais no cenário musical gospel. 

Olhar Cristão: Você traz a suavidade e a beleza musical que fazem diferença no mercado fonográfico evangélico. Você acha que unção e a técnica são fundamentais para se realizar um belo trabalho para o Reino de Deus?

Mariana Ava: Sim. Unção e técnica são duas coisas distintas e fundamentais. Para se realizar um trabalho de boa qualidade e ser um bom profissional, em qualquer área, é preciso estudo, desenvolver uma técnica musical e praticá-la.

A unção vem com uma finalidade, de nos preparar para a eternidade. Como seguidores de Cristo e Igreja de Deus na Terra, nossa missão é anunciar a volta de Cristo, pregar a salvação, transformar vidas, trazer restauração. Precisamos acreditar no que cantamos, é a fé na palavra cantada. A unção faz a diferença, tornando o trabalho distinto e cumpridor do nosso propósito. É preciso sentir Deus em uma música, mesmo quando ela não fala explicitamente a respeito Dele. A fonte inspiradora sempre precisa ser Deus, e o “inspirado”, ou seja, o compositor, filho e herdeiro Dele. Para exemplificar, seria como no livro bíblico de Rute, em que não se menciona, na escrita, o nome de Deus, mas Ele está presente em todo o livro, pois foi inspirado por Ele! 


Olhar Cristão: Você reúne talentos múltiplos: além de cantora, é compositora, intérprete e pastora no Ministério independente e missionário “Som de Avivamento” em Nova York. Como é a experiência de exercer essas funções, sem perder o foco da excelência em cada uma delas?

Mariana Ava: Acho simples quando se entende o seu papel em cada uma das funções. Acredito também no trabalho em equipe. Pastorear é uma vida de renúncias. Por amor a vidas, nos doamos para cumprir o propósito de Deus na Terra. É um chamado para todos. Quando cuidamos das pessoas, amando-as, orando por elas, Deus instrui essas pessoas por meio de nós, levando até elas o alimento (Palavra) e o consolo. Isso é pastorear. Compor é um dom que Deus me deu. Cada um tem um dom dado por Deus. Componho, assim como prego para ser boca profética do Senhor. Lembrando-me sempre que, mesmo em meio às dificuldades, os planos de Deus são para serem executados aqui na Terra. Planos de relacionamentos, de prosperidade financeira, de saúde, de bem-estar, são temas que por uma direção vinda do alto, abordo em minhas canções. Componho melodias e letras para exaltar o nome Dele, principalmente, para quem ainda não o conhece. Louvo a Deus por meio das ministrações, tenho a honra de anunciar a salvação e aproximar as pessoas de Deus. Cantar é cumprir “um chamado”. O Senhor traz a composição, que por sua vez vem com o pastorear. Posso dizer que é um talento que aprimorei e aprimoro com a técnica. É a palavra cantada, é uma vida cantada embalando a esperança em uma singela melodia.

Cantar faz bem para a alma. Quando se estabelece um foco diante da presença de Deus, com amor, não há como perder a excelência Dele em nós.

Olhar Cristão: Em 2001, você lançou seu primeiro álbum “Mundo Azul”. Em 2004, o álbum “Atitude de Cristão”. Mas não há dúvida de que o mais recente trabalho, “Mariana Ava” (2012), a projetou ainda mais no cenário da música gospel nacional. Prova disso foi a sua indicação na categoria “Pra Curtir” do Troféu Promessas (evento da Rede Globo). Em relação aos outros trabalhos, qual é a principal marca desse mais recente álbum? 

Mariana Ava: A principal marca desse trabalho, profissionalmente falando, é a notória presença da diversidade de ritmos. Eu amo música e cantar em vários estilos foi desafiador. O propósito disso no CD? Registrar e retratar fases da minha vida e da vida de outras “ovelhas”, de uma forma sutil ou explícita, fazendo com que nossas experiências, cheguem até aos ouvintes para que eles possam se identificar com as letras e a unção derramada por Deus. Assim o alvo é atingindo: pessoas voltadas para Aquele que criou a própria música.

Olhar Cristão: Da escolha do repertório à gravação, conte-nos como foi o processo de produção do álbum “Mariana Ava”.

Mariana Ava: Foram anos trabalhando em composições congregacionais, emocionais e rotineiras. Esse CD foi a minha maneira de atingir o público alvo com palavras e expressões que eles entendem. O processo de gravação durou um ano, mas valeu a pena toda espera. Tenho colhido os frutos advindos desse trabalho: vidas impactadas pela mensagem de Cristo em cada letra. O processo de gravação durou um ano, com produtores do Brasil e Estados Unidos, finalizado por Chris Athens do Sterling Sound Studios em Nova Yorque.

Olhar Cristão: Fale da música de trabalho desse álbum.

Compus o refrão há alguns anos, quando ouvi um amigo me dizer que não existem limitações quando se está na presença de Deus. Ouvi essa frase em pleno restaurante, em uma conversa informal com amigos logo antes de me mudar para a América, onde incertezas, medos e ansiedades tentavam alojar em meu coração. Fiquei um pouco assustada com a simplicidade da frase e com o impacto que ela me causou. Algo simples e ao mesmo tempo complexo, mas que me marcou. Daí veio a frase: ‘Quando o meu espírito se encontra com o Pai, não há mais limites em mim.’ Apenas precisamos da graça de Deus

Olhar Cristão: Sobre suas composições, qual temática mais gosta de abordar?

Mariana Ava: Assuntos atuais e contextuais. Tudo pode ser tema de música – um aconselhamento, a leitura da Bíblia, uma ministração, uma conversa com amigos e tantas outras temáticas do dia a dia. Escrevo o que vivemos na terra como humanos e que possa, de alguma forma, nos aproximar de Deus e nos levar a uma consciência radical de dependência Dele. Escrevo também de uma forma sutil, com linguagem simples e/ou romântica, para aqueles que ainda nunca ouviram falar de Jesus, debaixo do direcionamento do Espírito Santo. Às vezes não sento para compor. A composição vem do Alto.

Olhar Cristão: Quais são as suas influências musicais?

Mariana Ava: São o pop/rock, pois foi o que ouvi na infância, tendo como referência internacional os cantores, Michael W. Smith, Rachel Lampa e Steven Curtis Chapman. Porém, hoje o meu ouvido musical é bem eclético. Ouço desde o folk rural e raízes da música gospel, até o atual Hip Hop e música eletrônica cristã, além do louvor congregacional e Música Popular Brasileira.

Olhar Cristão: Atualmente você reside nos Estados Unidos. O que percebe como sendo a maior diferença entre o mercado fonográfico americano para o brasileiro?

Mariana Ava: Para falarmos sobre os dois mercados e compará-los, temos que ressaltar a importância e valorização que a música tem na América do Norte.
Já no Brasil, de uns anos para cá é que isso começou a acontecer. Como consequência, vemos um mercado fonográfico em pleno crescimento com novos gêneros musicais, maturidade e profissionalismo se aperfeiçoando. A consequência disso tudo é um grande avanço no mercado fonográfico brasileiro, que se expande também por meio das mídias digitais (iTunes, CD Baby etc.). O nosso Brasil faz música de qualidade e sinto que o mercado está correndo para recuperar o tempo de estagnação cultural e musical.

Olhar Cristão: Fale um pouco sobre a participação do seu esposo no seu ministério e carreira.

Mariana Ava: O Richard é um grande incentivador e apoiador de minha música. Apesar de não ser músico, tem ouvidos para apreciá-la. É um dos guardiões do nosso ministério. Pagamos um preço e renunciamos muitas coisas juntos para cumprirmos o chamado de Deus. Enquanto eu uso o microfone, ele intercede. Tem se capacitado na questão da barreira da língua para que possamos, no futuro, dividirmos o microfone no Brasil. Mas tudo dentro do tempo perfeito de Deus.

Olhar Cristão: Deixe uma mensagem final a todos os leitores.

Mariana Ava: O evangelho é simples. Não devemos complicá-lo com julgamentos e “achismos”. Plante sempre a boa semente, ela dará seus bons frutos no tempo certo. Fomos feitos primeiramente para servir, antes de sentarmos à mesa do banquete Dele. Deus sonha sempre com você, até que todos os sonhos Dele se realizem em sua vida.




Fonte: Olhar Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário